quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Reunião importante entre os jovens indígenas

Reunião DOS JOVENS ESTUDANTES INDIGENAS DO CENTRO AMAZONICO DE FORMACAO INDIGENA – CAFI/MANAUS AMAZONAS 
7/09/2011
INICIO DA REUNIAO
14:00 

PROPOSTAS A SEREM DISCUTIDAS NA 1ª REUNIAO PARA A MOBILIZACAO DA JUVENTUDE INDIGENA DA AMAZONIA

1 - Independência do movimento de jovens e estudantes indígenas, criando uma ONCIP em parceria com a COIAB e outras organizações indígenas.

2 – 1º Encontro de articulação de Jovens estudantes indígenas da Amazônia Brasileira.
• Antes da Rio+20
• Na cidade de Manaus
• No mês de marco 
• Tema – (em discussão) 
• Local – (em discussão) 
• ONCIP – siglas= para 
– FABEI (FEDERACAO DA AMAZONIA BRASILEIRA DOS ESTUDANTES INDIGENAS)
– OEJIAB (ORGANIZACAO DOS ESTUDANTES JUVENIL INDIGENA DA AMAZONIA BRASILEIRA)
– FEJIAB (FEDERACAO DE ESTUDANTES INDIGENAS DA AMAZONIA BRASILEIRA)
– COJEIAB (COORDENACAO DAS ORGANIZACOES DE JOVENS E ESTUDANTES INDIGENAS DA AMAZONIA BRASILEIRA)
– UJIA (UNIAO DE JOVENS INDIGENAS DA AMAZONIA)
– CEIAB (COORDENACAO DE ESTUDANTES INDIGENAS DA AMAZONIA BRASILEIRA)
– JEIAB (JOVENS ESUTADANTES INDIGENAS DA AMAZONIA BRASILEIRA) 

3 – Unificar as PROPOSTAS de todas as assembléias da juventude indígena das bases para integração num encontro do movimento de jovens indígenas da Amazônia brasileira em Marco de 2012, na cidade de Manaus, estado do Amazonas.
• Elaborar um documento.
• Discutindo novas propostas com os Ex- alunos do Centro Amazônico de Formação Indígena – CAFI e organizações de base.
• Criar um documento com uma proposta na conferencia amazônica de jovens e estudantes indígenas para a criação de uma organização de jovens e estudantes indígenas da Amazônia.

Manaus 07/09/2011 CAFI/MANAUS/AMAZONAS 

          
                                                                                                                                                  Sandro Ticuna'

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você já participou de alguma conferência internacional??

(Conferência Internacional Da COICA (CORDENADORIA DE LAS ORGANIZACIONES DE LA CUENCA AMAZONIA) foi um encontro entre os países da bacia amazônica na qual se discutiu conhecimentos técnicos e políticos voltados para os territórios indígenas).
-Participei, da primeira LA CUMBRE (Conferencia internacional da bacia amazônica) de saberes ancestrais, povos e vida plena em harmonia com a floresta,  na qual estavam presentes 9(nove) países, Peru, Guiana Francesa, Guiana , Bolívia, Brasil, Equador, Suriname, Colômbia e Venezuela. Nessa conferencia foi debatido um assunto que está repercutindo o mundo todo que é As Mudanças Climáticas, foram 3(Três) dias de conferencia onde foi debatido esse tema e também o REDD(Redução das emissões por Desmatamento e Degradação), teve trocas de experiência entre os países e formularam uma emenda na qual estava tudo o que os indígenas queriam para melhorar a qualidade de vida dos seus povos, estavam presente várias lideranças de vários povos.
Além dessa conferencia teve também uma manifestação na cidade de Manaus-Am, no parque Gefferson Perez, com banda ao vivo e povos indígenas manifestando contra a construção da hidrelétrica de BELO MONTE.
 E além dessa manifestação tivemos outra, uma manifestação só entre os jovens indígenas no Centro da cidade de Manaus-Am, onde espalhamos cartazes com frases de críticas sobre a USINA DE BELO MONTE!
Para poder mostrar para as pessoas que nós não estamos satisfeitos com essa obra até porque essa usina pode trazer benefícios sim é lógico mais com certeza vai trazer mais desastre do que benefícios, e as pessoas não estão enxergando isso.

A visão do Jovem indígena sobre mudanças climáticas

Para os jovens  indígenas as mudanças Climáticas estão sendo uma reação da natureza contra o homem que com o seu pensamento ganancioso está destruindo não só a floresta mais também todo o seu território geográfico. Devido esses atos os rios estão secando, as  águas potáveis estão sendo poluídas, nossa floresta está devastada e o nosso clima ficando cada vez pior.
Os jovens atualmente estão se conscientizando sobre o assunto e entendendo que  a má administração humana  está pondo em risco todos os seres humanos e o planeta.
Estamos assistindo as maiores tempestades, os furacões,as maiores enchentes,  deslizamentos de terras, derretimento das calotas polares e sem contar com as estações desorganizadas, poluição no ar e vários outros problemas envolvidos com as mudanças climáticas. E o incrível é que os principais atores do aquecimento global não está ciente desse grande problema, os Estados Unidos, por exemplo, não assinou o contrato para diminuir a poluição no seu país e continua produzindo  com suas fábricas poluidoras.
Portanto, contudo isso acontecendo “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não se pode comer Dinheiro”.

PROBLEMAS AMBIENTAIS

As Mudanças climáticas são uma realidade, e vem sendo amplamente debatido em todo cenário mundial, para evitar a alienação da maioria das pessoas. As pessoas estão envolvidas com o desenvolvimento tecnológicos de seus países, sem, no entanto pensar em soluções sustentáveis para estes. Existem tantas maneiras de usar sem degradar a floresta, como o uso sustentável, usando o manejo da de fazer uma renda sem precisar devastar, sem precisar destruir.